O momento de vender casa pode ser um verdadeiro desafio na nossa vida! Como tal, é necessário ter alguns cuidados para a publicitar o melhor possível, dando destaque aos pontos positivos da casa. Vamos mostrar-lhe alguns dos erros que costumam ser cometidos e que podem dificultar o processo de venda...

1. Não selecione um Consultor Imobiliário em regime aberto (Não Exclusivo) Selecione um Consultor Imobiliário em Exclusivo, permite-lhe ter um único interlocutor, só fala com uma pessoa, facilitando a comunicação e a compreensão de como corre a mediação, como otimizar o negócio, quantas visitas houve, propostas, etc...

2. Não inflacione demasiado o valor do imóvel É certo que o proprietário procura sempre ter uma margem negocial. Contudo, o preço não pode ser muito acima do valor real, pois reduz o numero de interessados e, consequentemente, o numero de visitas e de propostas. O melhor é fazer uma pesquisa e perceber o preço de mercado que coincide com as caraterísticas do seu imóvel (tipologia, localização, estado de conservação, entre outros…)

3. Desprenda-se do valor emocional da casa No momento de vender a sua casa, é bastante provável que recorde todos os momentos bons que passou com a sua família, sejam eles os primeiros passos dos seus filhos ou o teste de gravidez positivo. Mas lembre-se! Esta ligação emocional pode acabar por “cegá-lo” e fazer com que perca bons negócios. Foque a sua atenção no que realmente importa para o comprador: o valor patrimonial do imóvel.

4. Não anuncie sem preparar Este é, sem duvida, um dos erros que mais pode prejudica-lo no momento de vender a sua casa. Para isso, prepare a casa de forma a ficar convidativa e invista em boas fotografias, procurando uma hora e um dia em que a luz seja boa.

5. Disponibilize toda a informação relevante A falta de informação detalhada pode também ser um fator que faça o comprador perder o interesse e, como tal, deve ser evitado. Aqui fica uma lista da informação básica necessária: • Tipologia • Área total • Área de cada divisão • Plantas de arquitetura • Classificação energética • Ano de construção • Orientação solar • Localização exata • Tipo de aquecimento (gás, painéis, eletricidade, ar condicionado) • Tipo de fogão (indução, gás, elétrico, misto) • Fotografias de todas as divisões (gerais e de detalhe)

6. Faça alguns melhoramentos Não tem necessariamente que ser uma renovação total, basta livrar-se dos tapetes ou elementos decorativos velhos, verificar se todas as lâmpadas funcionam bem, pintar a sua casa de fresco, reparar possíveis avarias (tal como uma torneira ou uma porta que ranja). Uma grande parte dos compradores não quer perder tempo ou dinheiro com reformas, por isso, estes melhoramentos podem jogar a seu favor.

7. Dê espaço aos compradores No momento das visitas, deixe os interessados circularem à vontade, acompanhados do Consultor Imobiliário que selecionou em exclusivo, sem os perseguir pela casa fora. Lembre-se que a ideia é vender, permitir que estes se sintam em casa, se imaginem a viver nela, e o seu Consultor saberá fazê-lo melhor que ninguém!

8. Limpe a casa Esta é a regra básica no momento da visita de potenciais compradores. Deixe a casa limpa e arrumada, com foco especial na cozinha, wc's, apresentação da sala e quartos, retire tudo que for excessivo, dando-lhe um ar mais clean e minimalista, de forma a que o espaço pareça maior e menos confuso.

9. Não subestime a primeira oferta Estudos mostram que, geralmente, a primeira oferta revela-se a mais alta que poderá receber. Acontece que se a casa ficar muito tempo no mercado ou sofrer oscilações de preço, os possíveis interessados começam a suspeitar que algo está errado com a casa.

10. Não mantenha visíveis objetos pessoais durante uma visita Quando preparar a sua casa para as visitas, é importante livrar-se das fotografias de família, imanes do frigorifico, ou outros objetos simbólicos, tais como troféus, objetos religiosos, entre diversos outros que marquem uma vertente muito própria. Para que os compradores se imaginem lá a morar, é importante que o faça!

11. Deixe a luz entrar É sempre mais agradável visitar uma casa luminosa e espaçosa, não acha? Por isso, faça o que estiver ao seu alcance para enfatizar os pontos positivos da casa que vende. Livre-se dos cortinados, abra as persianas, retire os móveis mais pesados e escuros, aposte em espelhos e em cores claras. Isso vai, imediatamente, dar uma apresentação diferente do espaço.

12. Imagine-se Comprador Nesta vertente coloque-se na posição contrária, o que não gosta de ver nas outras casas? Isso mesmo, agora olhe para a sua, faça uma auto avaliação, certamente vai perceber porque ainda não vendeu a sua casa!


Créditos: E-konomista